Esta foi a primeira reunião com o nosso novo interlocutor na Salvador Caetano, Bruno Galante.
Estiveram também presentes a diretora da escola, Ana Maria Alonso e a Dra. Cristina Trindade, da Câmara Municipal do Porto.
Estiveram também presentes a diretora da escola, Ana Maria Alonso e a Dra. Cristina Trindade, da Câmara Municipal do Porto.
Foram tratados os seguintes assuntos:
CONSULTADORIA E GESTÃO
. a empresa poderá vir a facultar à escola formação e consultadoria nas áreas do orçamento e da gestão, ou da avaliação do desempenho, partilhando a forma como é feita a avaliação do desempenho pela empresa.
. os elementos da empresa poderão vir a integrar o júri das PAP’s dos alunos da escola.
. diversificação de oportunidades educativas: a escola deverá proceder ao envio para a empresa dos conteúdos curriculares específicos dos cursos CEF e profissionais, bem como as respetivas datas de término, com o objetivo de, eventualmente, serem facultados estágios aos nossos alunos numa das empresas do grupo.
. visitas dos nossos alunos às instalações dos vários grupos da empresa.
.enriquecimento da formação dos nossos alunos, ao facultar-lhes o usufruto das instalações da Salvador Caetano, a nível de laboratórios e equipamentos e ao permitir que assistam a aulas dos cursos ministrados pela empresa parceira. Neste âmbito, o público que se pretende privilegiar são os alunos dos cursos de Mecânica, Energias Renováveis e Turismo.
. plano de emergência interna da escola, que pode ser revisto e melhorado pelos técnicos de segurança da empresa.
. eventual colaboração dos nossos alunos dos cursos de Turismo nos eventos da empresa, nomeadamente nas áreas da receção e da comunicação.
. concurso em várias modalidades: trabalhos sobre a personalidade do Sr. Salvador Caetano e também sobre a empresa Toyota Caetano, sobre a história e a tradição das empresas do grupo (neste sentido, poderá solicitar-se à diretora de comunicação da empresa que receba alguns dos nossos alunos envolvidos no projeto, para fornecimento de dados). Será uma espécie de histórias vivas, que ficará arquivado em formato livro e registo fotográfico.
. 2 turmas multimédia estão envolvidas na produção de um documentário – imagem, vídeo – sobre a vida e a obra de Salvador Caetano (história/tradição/personalidade).
. formas de promoção da escola, do programa em si e da parceria, através da criação de um logótipo. Realização de um concurso que envolva os alunos das duas instituições.
. Semana da Fontes: de que maneira a empresa quer participar. A escola disponibiliza-se para difundir a imagem da empresa afixando cartazes durante essa semana nos seus espaços; o representante da empresa sugeriu a exposição de uma carroçaria ou de um carro elétrico.
. decidiu-se que os prémios para o concurso ficarão a cargo da Salvador Caetano e da Câmara Municipal.
EMPREENDEDORISMO E CIDADANIA
. projeto Braço Direito, em que o aluno é acolhido por um profissional da empresa, acompanha-o durante um dia de trabalho e participa nas tarefas quotidianas, tendo assim formação em contexto de trabalho.
Neste âmbito, os alunos dos cursos de Mecânica e Energias Renováveis poderão acompanhar profissionais da sua área, enquanto os alunos do Curso de Turismo acompanharão um profissional das áreas administrativa e de comunicação e relações públicas da empresa.
Em relação a este projeto, serão feitos guias para professores, para voluntários que venham a receber os alunos e ainda para os alunos.
A escola irá fazer uma pesquisa para saber quais os elementos da empresa que interessam mais a que alunos, bem como para quantificar o número e explicitar as características dos participantes.
. as visitas de alunos à empresa serão incluídas no Mundo das Profissões.
. no âmbito do projeto Role Models, um funcionário jovem e um outro com mais tempo de experiência, poderão vir à escola contar o seu percurso, partilhar com os alunos a sua experiência de vida até chegar à empresa.
. criação de um projeto escolar para abordar a marca direcionado a jovens. A empresa faculta os recursos. Este projeto escolar funcionará com o logotipo triplo que virá a ser criado.
. encaminhamento de informação sobre concursos.
. será designado um voluntário da empresa para acompanhar os alunos do rugby e a empresa suportará o custo dos transportes dos alunos/atletas.
. poderão ainda ter lugar na escola palestras sobre o que é hoje a tecnologia automóvel, mecânica, marketing, apresentação de eventos, entre outras temáticas.
. um dos desafios da empresa Toyota Caetano Portugal resulta da necessidade de terem que incluir as ferramentas da internet, desenvolvendo uma estrutura de blogue e página no facebook,bem como uma newsletter, com inclusão de vídeo e design.
Os nossos cursos multimédia podem colaborar na criação de um espaço – blogue e página no Facebook, menos formal e standardizado, assim que nos sejam disponibilizados os conteúdos para a plataforma.
Os nossos cursos multimédia podem colaborar na criação de um espaço – blogue e página no Facebook, menos formal e standardizado, assim que nos sejam disponibilizados os conteúdos para a plataforma.
A escola ficou de calendarizar todas estas propostas, para que a empresa possa também organizar-se para que os objetivos do programa possam ser atingidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário