03/11/2012

Plano de Ação 2012/2013

 PLANO DE AÇÃO 2012/2013

Portfólio de projetos 2012/2013

VETOR DE INTERVENÇÃO
Consultoria de Gestão

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Programa de formação em consultoria de gestão

BREVE DESCRITIVO
O programa de formação abrange temáticas como a definição de planos estratégicos, a motivação de equipas, a organização e execução de projetos, o financiamento de projetos, o controlo de custos, o marketing, a sustentabilidade, a gestão da mudança e do risco, a comunicação e a liderança, que são apresentadas por colaboradores das empresas parceiras, numa perspetiva prática e testemunhal

OBJETIVO
Facilitar a transferência de boas práticas de gestão do mundo empresarial para as escolas

DURAÇÃO
76 horas distribuídas por 19 módulos de 4 horas semanais

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Janeiro a maio de 2013

DESTINATÁRIOS
Membros dos órgãos de administração e gestão das escolas

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Porto Business School

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Envio do pedido de participação e CV para portodefuturo@cm-porto.pt até 14 de dezembro de 2012

OBSERVAÇÕES
As sessões têm lugar nas instalações da Porto Business School. A participação é gratuita mas sujeita à existência de vaga. O programa encontra-se acreditado e a frequência confere diploma e créditos aos formandos
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Empreendedorismo e Cidadania

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Mundo das Profissões

BREVE DESCRITIVO
Visitas de alunos às empresas ou de colaboradores da empresa parceira à escola, para debate com os alunos, num ambiente de tertúlia, de detalhes da sua função e do histórico da sua carreira

OBJETIVOS
Dar a conhecer a realidade das empresas, na sua componente de gestão, organizacional ou funcional; despertar eventuais interesses e vocações; ajudar a demonstrar a relevância do que se aprende na escola, no relacionamento com o mundo fora da sala de aula

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Ao longo do ano letivo

DESTINATÁRIOS
Alunos do 1º, 2º e 3º CEB e do ensino secundário

ENTIDADES PROMOTORAS
Parcerias Porto de Futuro

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Condicionado pela disponibilidade dos parceiros

OBSERVAÇÕES
O transporte dos alunos é da responsabilidade dos parceiros (no caso de alunos do 1º CEB sugere-se o recurso ao transporte disponibilizado pela CMP para as visitas de interesse lúdico-pedagógico). As visitas de alunos a outras empresas que não a empresa parceira da escola, poderão ser intermediadas pela equipa do Porto de Futuro
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Empreendedorismo e Cidadania

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Junior Achievement

BREVE DESCRITIVO
Programas de formação em cidadania e literacia financeira lecionados em contexto de sala de aula por colaboradores das empresas envolvidas no Programa, em regime de voluntariado

OBJETIVOS
Complementar os programas escolares com conteúdos relacionados com economia, negócios e desenvolvimento de carreiras; identificar o que é uma família e o seu funcionamento, o que as famílias necessitam e desejam e tipos de profissões; orientar o aluno numa descoberta da comunidade, dos negócios que operam no seio desta, de como o governo trabalha no sentido de desenvolver serviços para o bem-estar dos seus cidadãos, e como os cidadãos têm uma responsabilidade no bem-estar económico da comunidade; explorar a relação entre os recursos naturais, humanos e de capital de diferentes países; promover a compreensão do conceito empreendedorismo e de algumas competências empreendedoras; fornecer informação prática sobre finanças pessoais e sobre a importância de identificar objetivos de educação e carreira baseados em interesses, valores e qualidades dos alunos

DURAÇÃO
4 a 6 horas distribuídas por sessões semanais de 45 a 60 minutos; o programa Economia para o
Sucesso pode, também, ser implementado numa única sessão ao longo de um dia agendado de
acordo com as disponibilidades da escola e dos voluntários

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Janeiro a maio de 2013

DESTINATÁRIOS

Alunos do 1º ano do 1º CEB (programa A Família)
do 2º ano do 1º CEB (programa A Comunidade)
do 6º ano do 2º CEB (programa Europa e Eu)
do 7º ano do 3º CEB (programa É o meu Negócio
do 8º ano do 3º CEB (programa Economia para o Sucesso)

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Junior Achievement Portugal

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar o pedido de participação para joana.dias@japortugal.org até 31 de
outubro de 2012, com a seguinte informação: da escola (designação, morada e telefone), do
Coordenador do projeto (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico), da turma (ano/turma,
nº de alunos, horário, área disciplinar), do Professor (nome, endereço eletrónico e contacto
telefónico)
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Empreendedorismo e Cidadania

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
O Braço Direito

BREVE DESCRITIVO
Durante um dia, os alunos acompanham um colaborador da empresa parceira da escola, participando nas suas tarefas quotidianas

OBJETIVOS
Ajudar os alunos a perceber a cultura, a ética de trabalho e as várias opções de carreira disponíveis; demonstrar a aplicação prática das matérias que se aprende na escola; dar a conhecer a estrutura organizacional de uma empresa; ajudar os alunos a descobrir as exigências e oportunidades ligadas a uma área profissional específica; fornecer informação sobre opções de estudo e profissões para facilitar a tomada de decisão

DURAÇÃO
Um dia

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
15 de março de 2013

DESTINATÁRIOS
Alunos do 3º CEB e do ensino secundário

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Junior Achievement Portugal

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As empresas devem enviar para o agrupamento de escolas parceiro, até 22 de fevereiro de 2013, a
indicação dos Voluntários e respetivo conteúdo funcional. Selecionado o aluno/braço direito de cada Voluntário, deve a escola devolver a informação à empresa parceira, à JAP (joana.dias@japortugal.org) e ao Porto de Futuro (portodefuturo@cm-porto.pt), juntamente com as autorizações dos encarregados de educação. Condicionado pela disponibilidade dos parceiros

OBSERVAÇÕES
Atempadamente será fornecida informação de suporte para os Voluntários, Alunos e Professores
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Empreendedorismo e Cidadania

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Innovation Challenge

BREVE DESCRITIVO
Consiste na resolução, em apenas um dia, de um desafio lançado a equipas de alunos que concorrem entre si. Este desafio foca-se em processos inovadores e criativos baseados em desafios de negócios reais com os quais as empresas têm que lidar no seu dia-a-dia

OBJETIVOS
Ajudar os alunos a compreender o funcionamento de uma empresa e um negócio; possibilitar aos alunos a experiência de criar e desenvolver uma ideia empresarial; ajudar os alunos a descobrir as capacidades e aptidões necessárias no mundo profissional

DURAÇÃO
Um dia

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
18 de janeiro de 2013

DESTINATÁRIOS
Alunos do ensino secundário

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Junior Achievement Portugal

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar o pedido de participação para joana.dias@japortugal.org até 16 de novembro de 2012, com a seguinte informação: da escola (designação, morada e telefone), do Coordenador do projeto (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico), dos alunos (nome, idade e ano de escolaridade), do Professor (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico). De cada agrupamento podem ser inscritos na competição 10 alunos e 1 Professor.
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Empreendedorismo e Cidadania

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Sociedade de Debates

BREVE DESCRITIVO
Utilizando o modelo de debate parlamentar inglês, equipas de alunos defrontam-se em torno de uma moção, treinando competências de comunicação, aprendendo diferentes perspetivas sobre os temas e promovendo a língua e as palavras. Este projeto extracurricular é dinamizado por membros da Sociedade de Debates da Universidade do Porto

OBJETIVOS
Desenvolver nos alunos o espírito crítico, a tolerância intelectual, a capacidade de argumentação e de exprimir ideias através da oratória

DURAÇÃO
15 horas distribuídas por 10 sessões de 90 minutos de regularidade quinzenal

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Abril e maio de 2013, em dias e horas a determinar

DESTINATÁRIOS
Alunos do ensino secundário

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Sociedade de Debates da Universidade do Porto

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar o pedido de participação para portodefuturo@cm-porto.pt até 28 de fevereiro de 2013, com a seguinte informação: da escola (designação), do Coordenador do projeto (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico), da turma (ano/turma, nº de alunos, horário disponível). O projeto-piloto será implementado apenas em 2 turmas de escolas diferentes
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Novos modelos de referência

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Um mês uma história de vida

BREVE DESCRITIVO
Dinamização de filmes curtos que versam o percurso de vida e a carreira profissional de personalidades que se distinguem pelo empreendedorismo das suas carreiras, baseadas na formação e qualificação: Ana Raquel Lima, António Frutuoso, Belmiro de Azevedo, Carlos Palhares, Diogo Vasconcelos, Gonçalo Cadilhe, Joana Queiroz Ribeiro, Luís Portela, Raquel Seruca, Sandra Sousa e Sérgio Cunha

OBJETIVOS
Substituir o atual modelo de referências das novas gerações; apresentar aos jovens novos modelos que se distinguem pela inovação, criatividade e empreendedorismo das suas carreiras; demonstrar a importância da formação e qualificação para se alcançar o sucesso

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Ao longo do ano letivo

DESTINATÁRIOS
Alunos do 2º e 3º CEB e do ensino secundário

ENTIDADE PROMOTORA
CMP

OBSERVAÇÕES
Os filmes encontram-se disponíveis no YouTube. A visita de alguns dos role models às escolas poderá ser intermediada pela equipa do Porto de Futuro, mas fica condicionada à disponibilidade daqueles
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Novos modelos de referência

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Escola Positiva - Aulas sem Fronteiras

BREVE DESCRITIVO
Participação de alunos estrangeiros integrados em programas de intercâmbio, que se encontrem a frequentar o ensino superior na cidade, em encontros nas escolas. Os encontros poderão ter lugar em contexto de sala de aula ou como meio de dinamização dos clubes existentes na escola

OBJETIVOS
Dar a conhecer outras culturas, países e línguas; ajudar a descobrir a multiplicidade de visões do nosso Mundo; promover uma escola aberta e multicultural

DURAÇÃO
45 minutos ou 90 minutos

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
1ª quinzena de dezembro de 2012 (1ª edição) e 1ª quinzena de abril de 2013 (2ª edição)

DESTINATÁRIOS
Alunos do 3º CEB e do ensino secundário

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP, Serviço de Relações Internacionais e Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos da Universidade do Porto

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar o pedido de participação para portodefuturo@cm-porto.pt com a seguinte informação: da escola (designação), da turma (ano/turma, nº de alunos), da aula (dia e hora), do Professor (nome e endereço eletrónico), até 9 de novembro de 2012 (para a 1ª edição) e 8 de março de 2013 (para a 2ª edição). Condicionado pela adesão dos alunos estrangeiros
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Novos modelos de referência

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Escola Positiva - Matemática Fora de Portas

BREVE DESCRITIVO
Realização de aulas de matemática, concebidas em função do estádio de desenvolvimento dos alunos, em espaços não convencionais. Estão programadas 2 aulas sobre conceitos diferentes: organização e tratamento de dados, a realizar na Avenida dos Aliados (utilização do tráfego automóvel para estudo da estatística) e a geometria no meio envolvente, a realizar na Rotunda da Boavista (aplicação de estratégias matemáticas por recurso ao edifício da Casa da Música e sua envolvente. As aulas são lecionadas por docentes do Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia do Porto

OBJETIVOS
Contribuir para transformar a experiência da aprendizagem, alargando oportunidades e perspetivas; possibilitar a participação dos alunos em atividades de educação com recurso a diferentes contextos e a espaços para além dos limites escolares; demonstrar que fora da escola também se aprendem os conteúdos escolares e que é possível aprender pelo prazer de aprender; promover a aproximação entre a matemática ensinada numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real; motivar os alunos a prosseguirem os estudos em áreas científicas e tecnológicas; assegurar a consolidação de conceitos matemáticos usando como suporte recursos e materiais do dia-a-dia desenvolvendo, deste modo, a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas

DURAÇÃO
60 minutos

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Ao longo do 3º período letivo, em dias e horário a determinar

DESTINATÁRIOS
Alunos do 4º ao 11º ano de escolaridade

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia do Porto

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar o pedido de participação para portodefuturo@cm-porto.pt até 28 de
fevereiro de 2013, com a seguinte informação: da escola (designação), da turma (ano/turma, nº de
alunos), da aula pretendida (dia e hora), do Professor (nome e endereço eletrónico)

OBSERVAÇÕES
Atempadamente serão indicados os dias e os horários das aulas. O transporte da turma é da
responsabilidade da escola
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Abandono escolar e promoção do sucesso escolar

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Voluntariado estudantil

BREVE DESCRITIVO
O projeto conta com o envolvimento de alunos do ensino superior que, em regime de Voluntariado, se constituem tutores de alunos do ensino básico, facultando-lhes apoio pedagógico e induzindo-os a criar uma atitude para a tomada de decisões responsáveis sobre o presente e o futuro, quer na escola quer na vida social

OBJETIVOS
Minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino básico; prevenir o abandono escolar; facilitar a integração dos alunos tutorados na escola e na turma

DURAÇÃO
Sessões semanais de 90 minutos

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Ao longo do ano letivo

DESTINATÁRIOS
Alunos do 2º e 3º CEB que apresentam insucesso escolar, problemas de integração na comunidade
escolar, risco de marginalização, exclusão social ou abandono escolar, forte desmotivação, elevado índice de absentismo, baixa autoestima, falta de expectativas relativamente à aprendizagem e ao futuro ou desencontro entre a cultura escolar e a sua cultura de origem

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP, Universidade do Porto, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico do Porto

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

As escolas devem enviar o pedido de participação para portodefuturo@cm-porto.pt até 31 de outubro de 2012, com a seguinte informação: da escola (designação), do Coordenador do projeto (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico), dos alunos (nº de alunos, idade, ano de escolaridade e horário disponível). Condicionado pela adesão dos alunos do ensino superior
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Mérito escolar

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Rumo à Excelência

BREVE DESCRITIVO
Prémio de reconhecimento e valorização do melhor aluno do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

OBJETIVOS
Promover o mérito escolar na população estudantil da cidade do Porto; estimular o prosseguimento dos estudos

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
O Prémio é atribuído no início do ano letivo

DESTINATÁRIOS
Alunos do 2º e 3º CEB e do ensino secundário das escolas da rede pública do concelho do Porto

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar para a CMP, no final do ano letivo, a proposta do melhor aluno de cada ciclo de ensino, nos termos do regulamento que será disponibilizado atempadamente
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Mérito escolar

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Universidade Júnior

BREVE DESCRITIVO
Trata-se do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário de jovens que podem explorar as áreas de que mais gostam através de cursos baseados em experiências e oficinas temáticas, diferenciados de acordo com os níveis de escolaridade

OBJETIVOS
Promover a cultura, a ciência, a arte e as letras; dar a conhecer o ambiente universitário e os diferentes cursos da Universidade do Porto

DURAÇÃO
1 semana

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Julho de 2013

DESTINATÁRIOS
Alunos do 5º ao 11º ano de escolaridade

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Universidade do Porto

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar a indicação dos alunos a inscrever para portodefuturo@cmporto.pt até dia 28 de fevereiro de 2013 nos termos das condições a anunciar atempadamente. Os alunos a inscrever pela CMP devem estar abrangidos pelo escalão A da Ação Social Escolar e distinguir-se pela excelência do seu trabalho

OBSERVAÇÕES
A CMP comparticipa parte do valor da propina, cabendo o restante valor ao aluno. O valor da comparticipação e o nº de inscrições a oferecer pela CMP é definido anualmente
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Pela tua saúde

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Rugby

BREVE DESCRITIVO
Realização de torneio de competição com equipas dos escalões infantis e iniciados em representação da parceria escola/empresa. A formação e orientação técnica dos Professores/Treinadores é realizada por Técnico da Associação de Rugby do Norte

OBJETIVOS
Promover o ensino do rugby; promover os valores que lhe estão tradicionalmente associados - o trabalho em equipa, a responsabilização e a integridade

DURAÇÃO
Ao longo do ano letivo

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
As 3 jornadas de competição realizam-se nos 2º e 3º períodos letivos, em datas a determinar

DESTINATÁRIOS
Jovens com idades compreendidas entre os 11-12 anos (infantis) e os 13- 14 anos (iniciados)

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Unicer

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar o pedido de participação para portodefuturo@cm-porto.pt até 31 de outubro de 2012, com a seguinte informação: da escola (designação), do Professor/Treinador (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico), dos alunos/atletas (nº de alunos, escalão), do Voluntário da empresa parceira (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico). Condicionado pela disponibilidade financeira da empresa parceira da escola para suportar o custo das t-shirts dos atletas e do transporte dos alunos nos momentos de competição (aprox. € 16,00/aluno)

OBSERVAÇÕES
A Unicer patrocina o equipamento de todas as equipas (saco, bolas, coletes e tag’s) e as medalhas e troféus a atribuir na final do torneio. O projeto conta ainda com o apoio da Associação de Rugby do Norte. A Sonae e a Cerealis patrocinam o lanche dos atletas nos momentos de competição
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Pela tua saúde

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Incluir

BREVE DESCRITIVO
Programa de avaliação auditiva, através da realização de rastreios auditivos e posterior reabilitação auditiva (tratamento, prótese auditiva, intervenção cirúrgica, etc)

OBJETIVOS
Promover a saúde e a qualidade de vida das crianças; implementar medidas preventivas de saúde; avaliar as competências auditivas das crianças e promover a reabilitação auditiva quando necessário

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Ao longo do ano letivo

DESTINATÁRIOS
Alunos do 1º ano do 1º CEB

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP, através do Centro de Inovação Social/FPS, GAES Solidária (GAES – Gabinete de Audiopróteses, Electromedicina e Serviços) e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem indicar para portodefuturo@cm-porto.pt as datas mais convenientes para a realização do rastreio, dentro do período temporal que lhes foi destinado e que será anunciado antes do final de novembro de 2012
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Pela tua saúde

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Aprender a Ser Saudável

BREVE DESCRITIVO
Programa de sensibilização e informação sobre a higiene oral

OBJETIVOS
Promover a saúde oral e prevenir a cárie dentária através da implementação da escovagem diária; implementar boas práticas e cuidados básicos de higiene oral; dotar os professores de conhecimentos para implementarem iniciativas nesta área

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Novembro de 2012 a junho de 2014

DESTINATÁRIOS
Alunos do 1º ao 4º ano do 1º CEB dos Agrupamentos TEIP, docentes, pais e encarregados
de educação

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP, através do Centro de Inovação Social/FPS e Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar o pedido de participação para portodefuturo@cm-porto.pt até 19 de outubro de 2012, com a seguinte informação: da escola (designação, morada e telefone), do Coordenador do projeto (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico), da turma (ano/turma, nº de alunos), do Professor (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico). O projeto será implementado apenas em escolas TEIP e limitado a 1.250 alunos
– o nº de alunos a abranger em cada agrupamento será indicado atempadamente

OBSERVAÇÕES
É oferecido a cada aluno participante um kit de escovagem
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VETOR DE INTERVENÇÃO
Desenvolvimento Vocacional e Pessoal

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Cresce e Aparece

BREVE DESCRITIVO
Promove uma primeira aproximação ao mundo das profissões e explora a questão do género nas escolhas profissionais, desmistificando estereótipos profissionais. Baseia-se numa intervenção em contexto escolar, mediante o desenvolvimento de atividades lúdicopedagógicas, recorrendo (ou não) à componente tecnológica. Estas atividades, dinamizadas por técnicas da Cidade das Profissões, servem como estratégia para a posterior reflexão e integração do mundo das profissões e das suas especificidades

OBJETIVOS
Incentivar a descoberta e exploração do mundo das profissões, fomentando uma postura crítica acerca dos estereótipos e preconceitos socialmente veiculados para que estes não limitem as escolhas vocacionais; sensibilizar para a necessidade e importância da profissão, da formação, do trabalho e do emprego para a evolução interpessoal e social; contribuir para o respeito pela pluralidade e diferenciação de papéis patentes à nomenclatura socioprofissional

DURAÇÃO
O projeto é implementado através de doze atividades lúdico-pedagógicas

DATA DE IMPLEMENTAÇÃO
Ao longo do ano letivo

DESTINATÁRIOS
Alunos do ensino pré-escolar

ENTIDADES PROMOTORAS
CMP e Cidade das Profissões

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
As escolas devem enviar o pedido de participação para portodefuturo@cm-porto.pt e ana.bento@cdp.portodigital.pt com a seguinte informação: da escola/JI (designação, morada, telefone), do Coordenador do projeto (nome, endereço eletrónico e contacto telefónico), dos alunos (nº de alunos, idade e horário disponível)


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