22/11/2011

Reunião de 25 de Outubro de 2011

Esta reunião decorreu na sala de reuniões da direção da escola, com a presença da Dra. Cristina Trindade, nossa interlocutora na Câmara Municipal do Porto, e foram focados os seguintes assuntos:
CONSULTADORIA E GESTÃO
. partilha entre formadores da empresa e professores;
. eventual  organização de estágios na empresa para alunos da escola;
. enriquecimento da formação dos nossos alunos, ao facultar-lhes o usufruto das instalações da Salvador Caetano, a nível de laboratórios e equipamentos;
. revisão e aperfeiçoamento do plano de emergência da escola;
. maior agilização e facilidades no aluguer de autocarros para visitas de estudo;
. partilha da forma como é feita a avaliação do desempenho pela empresa;
. visitas dos nossos alunos às instalações dos vários grupos da empresa;
. eventual colaboração dos nossos alunos dos cursos de Turismo nos eventos da empresa, nomeadamente nas áreas da receção e da comunicação;
. formas de promoção da escola, do programa em si e da parceria, através da criação de um logótipo que identifique a parceria. Realização de um concurso que envolva os alunos das duas instituições;
. criação de um blogue que noticie a participação da Escola Fontes Pereira de Melo no Programa Porto de Futuro, onde serão registadas todas as reuniões, decisões, atividades e projetos;
. foi criado um documento para registo das reuniões relativas a este programa, realizadas pela equipa coordenadora do Programa Porto de Futuro na Fontes, no qual serão registados os assuntos tratados, bem como as decisões tomadas.
. será levado a cabo, na escola, um concurso de trabalhos sobre a empresa Salvador Caetano e também sobre a personalidade/pessoa do Sr. Salvador Caetano.

Para isto, talvez possa ser facultado a alguns dos nossos alunos um encontro com a diretora do departamento de comunicação, ou ainda que lhes seja possibilitado entrevistar os filhos e/ou colaboradores que começaram com o Sr. Salvador Caetano.

Será uma espécie de histórias vivas, que ficará arquivado em formato livro e registo fotográfico. Finalmente, o registo de uma história em vários formatos: banda desenhada, livro, filme, powerpoint.
EMPREENDEDORISMO E CIDADANIA
. Geração Alfa - criação de um banco de voluntariado na escola. Para tal, os alunos terão o apoio de um tutor financiado pela Câmara Municipal, que lhes dará 90 minutos semanais de formação.
. Braço Direito - acolhimento, por parte de um profissional da empresa, de um aluno que o acompanha durante um dia de trabalho e participa nas tarefas quotidianas.
. Junior Achievement  - será feita a inscrição das seguintes turmas no projeto Economia para o Sucesso: 9º, 8º e CEF. Este assunto será tratado através dos professores que lecionam Cidadania e Mundo Atual.
. as visitas de alunos à empresa serão incluídas no Mundo das Profissões.
. um recém-licenciado contar o seu percurso, partilhar com os alunos a sua experiência de vida até chegar à empresa. Do mesmo modo, um licenciado com mais tempo de experiência.
. criação de um banco de voluntariado de alunos dos 10º e 11º anos, para acompanhar alunos do 3º ciclo.
. criação de um outro banco de alunos voluntários, em que os alunos terão que, por exemplo, acompanhar idosos que vivam sozinhos quer seja para lhes ir fazer alguns recados, quer seja apenas para lhes fazer companhia. Até 50 alunos, duas turmas, em regime extracurricular.
. Concurso Porto Jovem da Câmara Municipal do Porto – Associações de Voluntariado: O objetivo é a Fontes, em colaboração com a Junta de Freguesia, e as igrejas de Ramalde e do Foco, criar um banco de voluntariado. 
Mensalmente, os alunos envolvidos neste concurso, terão de apresentar os resultados da sua intervenção aos colegas. Posteriormente, terá lugar uma apresentação geral perante um júri. 
A este respeito, a equipa coordenadora do Porto de Futuro na Fontes, ficou de aferir o grau de adesão dos alunos a um concurso desta natureza. 
Um técnico ao serviço da Câmara Municipal dará formação aos alunos e o Porto Canal poderá ainda dar visibilidade ao programa da associação de voluntariado.
. A escola adere também ao programa Cuida-te, ao abrigo do qual a Câmara Municipal oferece formação dada por um profissional e um técnico auxiliar de saúde.
. A escola também adere ao projeto Rugby. Assim, será agendada uma demonstração na escola com o intuito de incluir esta modalidade no desporto escolar. Todas as semanas irá à escola um técnico contactado pela Câmara Municipal. 
Vai ser solicitado o envolvimento de um professor de Educação Física, que irá ser o treinador da equipa da escola. 
Em função da adesão dos alunos, serão criadas duas equipas: 11/12 anos – infantis; 13/14 anos – iniciados.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL
Escolas conscientes, escol(h)as consequentes - com o objetivo de prestar mais esclarecimentos ao alunos, que lhes permitam fazer escolhas responsáveis, ir-se-á tentar que as técnicas da Cidade das Profissões venham  à escola expor as diferentes alternativas de futuro.
(És)tudo – projeto dirigido aos alunos, mas que implica a realização de sessões de consultoria a pais, encarregados de educação e professores.   
                 
Escola Positiva
Aulas sem Fronteiras – tentar fazer coincidir com os horários das turmas, preferencialmente nas aulas de Inglês ou Geografia. Alguns estudantes estrangeiros do ensino superior virão à escola falar sobre as suas vidas. Escolher o dia da semana, a hora e o professor que irá acompanhar a turma.
Projeto Educação Financeira: mantém-se a parceria entre a Escola Fontes Pereira de Melo, a Fundação Cupertino de Miranda e a Fundação Eng.º António de Almeida.
Noites Culturais / Role Models
                 Público alvo: comunidade educativa/adultos
Organização de Noites Culturais na escola com a presença de pessoas ligadas às seguintes áreas:
Desporto (Rugby)
Painel sobre Genética / Engenharia Biomédica
Painel sobre a cidade do Porto: terá lugar durante a Semana da Fontes

Aquando da realização do workshop sobre a gastronomia da cidade, seria interessante se estivesse presente também alguém do posto de turismo com uma banca para disponibilizar informação sobre a cidade do Porto.
Este workshop deverá coincidir com a realização da Feira de Turismo.
Painel sobre alimentação racional, eventualmente com a colaboração da Ibersol, uma vez que esta empresa também faz parte do Programa Porto de Futuro.
Escola para Todos: este projeto, em que a Câmara Municipal ajuda a criar um evento, tem que envolver no mínimo 20 pessoas entre pais e encarregados de educação e/ou funcionários da escola. 
Implica encontros de 90 minutos por semana, podendo ser à noite para os pais e encarregados de educação. 
A apresentação do projeto aos encarregados de educação será feita por alguém a designar pela Câmara Municipal.



Sem comentários:

Enviar um comentário