O Programa Porto de Futuro está organizado em torno de vetores de atuação estruturantes:
Consultadoria de Gestão: vetor mentor do programa que esteve na génese da formalização dos protocolos de parceria, a prestação de serviços de consultadoria de gestão por parte da empresa à escola parceira.
Empreendedorismo e Cidadania: projetos de formação comprometidos com os valores da igualdade, da ética, da justiça social e económica, baseados em processos ativos e participativos, que ajudem os jovens a compreender a relevância daquilo que aprendem na escola, no seu relacionamento com o mundo fora da sala de aula.
Role Models: Investe na substituição do atual modelo de referências das novas gerações, assente na notoriedade fácil, por personalidades que se distinguem pelo empreendedorismo das suas carreiras, baseadas na formação e na qualificação.
Prevenção do Abandono escolar: Conta com o envolvimento de alunos do ensino superior que, em regime de voluntariado, se constituem tutores de alunos do ensino básico, facultando-lhes apoio pedagógico e induzindo-os a criar uma atitude para a tomada de decisões responsáveis sobre o presente e o futuro, quer na escola, quer na vida social.
Mérito Escolar: Com iniciativas de reconhecimento, que premeiam os melhores alunos, ações de valorização da imagem e capacidade dos alunos em risco de desorganização do percurso escolar. Neste vetor de atuação são desenvolvidos três projetos.
. Rumo à Excelência – visa a promoção do mérito escolar, reconhecendo, valorizando e premiando os melhores alunos de cada ciclo do ensino básico e secundário.
. Consegui! – reconhece e valoriza os alunos que não desistem.
. Universidade Júnior
Promoção da Saúde Juvenil: Com projetos que fomentam adoção de hábitos de vida saudáveis e responsáveis, dirigidos aos alunos do ensino pré-escolar e básico, recorre ao programa Cuida-te, com candidaturas a várias medidas, bem como da promoção da modadlidade Rugby.
Desenvolvimento Pessoal e Social: Apoio à construção de projetos de vida, de modo a que seja dada a todos a oportunidade de explorarem e redirecionarem a sua relação com o mundo. É desenvolvido em torno de três projetos independentes mas complementares concebidos no âmbito da Cidade das Profissões.
. Cresce e Aparece – destinado a alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
.(És)tudo – destinado a alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
. Escolas conscientes, escol(h)as consequentes – projeto de intervenção em escolas com 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
. Cidade das Profissões
Sem comentários:
Enviar um comentário